O simulado do Detran é uma mão na roda para quem está no processo de tirar a primeira carteira de habilitação. Com ele, você pode ter um primeiro contato com as questões que aparecem frequentemente na prova teórica e, assim, aumentar suas chances de aprovação.


Anúncio Relacionado
Guia Fácil: como fazer o simulado da prova para CNH


Confira abaixo algumas informações sobre as provas do Detran e como aproveitar ao máximo o simulado disponível na internet.

Quais exames são necessários para conseguir a habilitação?

Para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicletas, triciclos e similares), B (carros) ou AB (ambos), você deverá se submeter aos seguintes exames:

  • Exame médico e psicológico: avaliação feita por médico e psicólogo para comprovar que o solicitante da carteira de habilitação está física e mentalmente apto a dirigir;
  • Prova teórica: prova que avalia os conhecimentos a respeito da legislação de trânsito, adquiridos através das aulas obrigatórias em um Centro de Formação de Condutores (CFC);
  • Prova prática: prova que avalia a habilidade do futuro condutor e os conhecimentos adquiridos nas aulas de direção.

Antes de iniciar as aulas práticas de direção, o interessado deve ser aprovado no exame teórico. O simulado do Detran segue o modelo da prova teórica e é, portanto, o melhor método de se preparar para ela.

Como é a prova teórica?

A prova teórica do Detran-RJ é objetiva e conta com 30 questões de múltipla escolha. Em cada pergunta, são apresentadas 4 alternativas, das quais somente uma está correta. Para ser aprovado, o aluno deve acertar, no mínimo, 21 questões, que totaliza 70% da prova.

O aluno terá 60 minutos, para a realização do exame teórico, salvo em caso de deficiência auditiva (nesse caso, o futuro condutor terá até 2 horas para fazer a prova, sendo possível o suporte em Libras).

O conteúdo da prova teórica é o mesmo passado nas aulas do CFC, conforme segue:

  • legislação de trânsito;
  • direção defensiva;
  • conhecimentos sobre o funcionamento dos veículos;
  • conhecimentos de proteção ambiental;
  • regras de boa convivência no trânsito;
  • primeiros socorros.

Caso seja reprovado, o interessado poderá refazer a prova Detran teórica depois de, no mínimo, 15 dias a contar da data de divulgação dos resultados, mediante o pagamento de taxa.

Como funciona o simulado do Detran?

O simulado do Detran é uma ferramenta online que ajuda o candidato a praticar os conhecimentos adquiridos no curso e preparar-se para a prova teórica. Além de apresentar questões semelhantes as que caem no exame, o simulado online deve ser concluído dentro do mesmo período de tempo oferecido para a realização da prova, ou seja, 60 minutos.

Por ser completamente digital, o simulado pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento, e ao final da prova o futuro condutor tem acesso imediato ao resultado. Além disso, você pode fazer o simulado quantas vezes quiser, independentemente se já concluiu o curso de condução, se ainda está cursando ou se nem começou.

A grande vantagem de fazer o simulado do Detran, de preferência, mais de uma vez, é que você entenderá como serão as questões no dia da prova. Dessa maneira, se sentirá mais preparado para respondê-las. Além disso, tendo acesso ao resultado, você poderá saber qual a resposta certa para as perguntas que errou ou ficou em dúvida, e quais dos conteúdos você precisa estudar mais.

Além do simulado Detran para prova teórica de 1ª habilitação, há também outras duas modalidades. São elas:

  • renovação, para os motoristas que tiraram a habilitação quando não havia exigência de algumas aulas teóricas,
  • Curso de Reciclagem para Condutores Infratores (CRCI), destinados a motoristas que tiveram a habilitação suspensa e precisam ser aprovados no curso de reciclagem.

Como fazer o simulado do Detran

O simulado do Detran está disponível para qualquer pessoa na página do Detran de cada estado. É interessante fazer o simulado do seu próprio estado, pois ele deverá ser o mais próximo possível das provas praticadas pelos CFCs locais. No entanto, como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um só para todo o país, não há prejuízo caso você queira realizar também o simulado de outro estado.

Para quem vai realizar a prova no Rio de Janeiro, basta acessar o site do Detran-RJ e clicar na aba Habilitação, no topo da página. A seguir, no menu esquerdo, clique em Simulado Online. Depois é só selecionar a modalidade (1ª habilitação, renovação ou CRCI).

A 1ª questão aparecerá na tela, acompanhada de 4 alternativas. Você deverá selecionar aquela que acredita ser a resposta correta e, a seguir, clicar em “próximo” para responder à próxima pergunta.

Também é possível voltar, clicando no botão “anterior”, ver e corrigir as respostas para as questões respondidas, clicando em “corrigir”. Essa opção, porém, finaliza a prova.

Há também um botão “nova prova”, que troca o simulado. Além disso, você verá na tela um cronômetro, que mostra o tempo decorrido.

Lembre-se que você tem 60 minutos corridos para concluir o simulado, e que o contador continuará marcando o tempo mesmo se você sair da aba e abrir outra página de internet.

Ao finalizar e clicar em Corrigir, você verá um gabarito marcando em verde as questões que você acertou e em vermelho as questões que errou, além do número total e a porcentagem de acertos. Clicando no gabarito, você pode ver a resposta correta de cada pergunta.

A cada acesso, as questões do simulado do Detran mudam. Portanto, quanto mais vezes você fizer, mais preparado estará para a prova. Sinta-se mais seguro treinando com as questões e boa prova!