Tirar a segunda via da CNH é bastante fácil desde que você tenha a informação correta. Saber como proceder é essencial para não perder tempo e não tornar o processo mais burocrático do que verdadeiramente é.


Anúncio Relacionado
Descubra como funciona o sistema de pontos da CNH


Portar a carteira nacional de habilitação (CNH) ao dirigir é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, se você perder, for roubado ou tiver o seu documento muito danificado, será necessário solicitar a 2ª via rapidamente, antes de voltar a conduzir.

Acompanhe o passo a passo que preparamos para você saber como tirar a segunda via da CNH e não perca tempo.

Como solicitar a segunda via da CNH?

A segunda via da CNH está destinada a todos aqueles que, por algum motivo, não possuem sua carteira de motorista. Seja por perda, roubo, extravio ou pela original estar muito danificada.  

Você tem dois caminhos para solicitá-la. O primeiro é por meio dos postos de atendimento do Detran-RJ e o segundo por meio do Rio Poupa Tempo.

O Poupa Tempo é um espaço físico (com postos de atendimento) e virtual em vários pontos da cidade. Trata-se de uma alternativa para agilizar solicitações de serviços e trâmites, descentralizando os atendimentos.

De todas as maneiras, o agendamento para os dois casos é feito por meio do site do Detran ou pela Central de Atendimento: 3460-4040 ou 3460-4041, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h. Nos feriados, o atendimento não funciona.

Para solicitar a segunda via da CNH, os documentos exigidos são os seguintes:

  • documento de identificação
  • CPF
  • comprovante de residência
  • taxa de serviço paga (Duda)

Esses documentos devem ser apresentados, em original e cópia, na data e no local definidos no ato do agendamento.

O Duda sob o código 205-4, referente à segunda via da CNH, tem o valor de R$ 139,30 em 2018. O boleto para pagamento pode ser impresso no próprio site do Detran-RJ ou na página do banco Bradesco.

Como comprovar residência

As contas de gás, luz ou telefone podem servir como comprovante, desde que emitidas há, no máximo, 3 meses. Caso as contas estejam em nome de algum parente, é preciso comprovar o grau de parentesco com um documento. A identidade, a certidão de nascimento ou de casamento e ainda a declaração de união estável podem atestar as distintas relações de parentesco.

Outra opção, quando não haja outro comprovante, é preencher uma declaração de residência, cujo formulário pode ser impresso a partir da página oficial do Detran-RJ.

Após entregar os documentos pessoalmente na data agendada, você será informado sobre o prazo para receber a segunda via da CNH. Você deverá apresentar-se pessoalmente ao posto de atendimento para retirar sua carteira de motorista.

Isenção da taxa de serviço

Se a sua CNH ou sua permissão para dirigir foram roubadas ou furtadas, você pode solicitar a isenção da taxa de 2ª via do documento. Para isso, sua habilitação deve ter sido emitida pelo Detran-RJ e deve estar dentro do prazo de validade.

Para solicitar a isenção de taxa, compareça à sede central do Detran na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, das 8h às 16h. É preciso apresentar originais e cópias do documento de identificação e o Boletim de Ocorrência (BO) do roubo ou furto.

Para registrar o ocorrido, encaminhe-se a uma delegacia de polícia de sua região, ou acesse a página da Delegacia Online da Polícia Civil. O BO emitido deve indicar o documento que foi roubado por escrito para solicitar a isenção.

Rio Poupa Tempo

O Rio Poupa Tempo oferece diversos serviços de utilidade aos cidadãos fluminenses. Suas unidades, que ficam em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, auxiliam na agilização de trâmites burocráticos. Há, atualmente, apenas postos em dois endereços da capital e em mais duas cidades.

Abaixo listamos os endereços dos pontos da capital:

Zona Oeste

Rua Fonseca, 240 – 2º pavimento do Bangu Shopping

Tel.: (21) 2401-5579

Central do Brasil

Praça Cristiano Ottoni, s/n, Edifício D. Pedro II – subsolo – Centro

Tel.: (21) 2334-5891 / (21) 2334-5892

Em seguida, veja as unidades em outras cidades do estado:

São João de Meriti

Estrada Municipal de São João de Meriti, 111 – Shopping Grande Rio, 1º pavimento – Baixada Fluminense

Tel.: (21) 3668-1000

São Gonçalo

Avenida São Gonçalo, 100 – Rodovia Niterói Manilha, Km 8,5 – São Gonçalo Shopping – Boa Vista

Tel.: (21) 3125-1250

O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Em caso de consulta e esclarecimentos de dúvidas sobre o serviço de atendimento do Rio Poupa Tempo, é possível ligar gratuitamente para 0800-020-4042.

Além da segunda via da CNH, o Rio Poupa Tempo atende a população para outros serviços relacionados com a carteira de motorista. É possível obter também a primeira via da CNH, além de alterar dados e adicionar nova categoria.

Caso você esteja na situação de necessitar de uma nova via da carteira de motorista pelos motivos que mencionamos acima, procure um atendimento o quanto antes. Não fique sem o único documento que permite você dirigir.