As multas são sempre uma grande preocupação dos motoristas. Poder dirigir para onde quiser pode ser uma grande liberdade, porém exige plena atenção, certa agilidade e respeito às regras de trânsito. As dificuldades de um motorista, portanto, não acabam quando conseguem a carteira nacional de habilitação (CNH).


Anúncio Relacionado
Guia Fácil: como fazer consulta de multas em poucos passos


Além da liberdade de poder conduzir seu próprio carro, possuir a CNH pode ajudar você a sair de muitas emergências e, inclusive, a se candidatar a outros postos de trabalho. No entanto, ter a carteira de habilitação é uma responsabilidade muito grande, e o motorista deve ter consciência disso no trânsito.

É preciso evitar multas, pois uma pontuação de 20 pontos na carteira pode fazer você perder esse direito. Mas sabemos que, às vezes, há situações que fogem do nosso controle. Por isso, uma ou outra multa acabam sendo inevitáveis.

Se esse for o seu caso, continue lendo este artigo que preparamos. Aqui você vai encontrar informação sobre como consultar e fazer o pagamento de multas no Rio de Janeiro.

Consulta de multas

Consultar e fazer o pagamento das multas é bastante simples. Para isso, basta estar com seu cadastro de pessoa física (CPF) em mãos e acessar o portal do Detran-RJ. Outra maneira de saber se você tem alguma penalidade pendente é comparecer pessoalmente a um posto do Detran.

Uma terceira forma é realizando uma consulta diretamente ao Bradesco, o banco credenciado para receber pagamentos relacionados com o Detran. Seja pessoalmente em uma agência ou pelo site, que é muito mais simples e rápido.

Para realizar a consulta, portanto, você pode entrar no site do Detran-RJ e clicar na opção “Habilitação”. No menu lateral esquerdo que se abre, basta clicar em “Consultas” e, posteriormente, “Pontos”.  Ao selecionar essa opção, uma página com um formulário simples aparecerá. Basta inserir seu CPF, o número de sua CNH, o estado de emissão e a senha de segurança para enviar a consulta.

Além de saber se você tem multas a pagar, poderá saber com precisão o local onde ocorreu a infração assim como o motivo. Vale lembrar que a sede do Detran-RJ fica na Avenida Presidente Vargas, 817, térreo, acesso 6, caso você necessite saber mais detalhes de algum caso especifico.

Notificação de multas

Caso você tenha recebido alguma notificação por infração de trânsito em sua residência, sempre confira as informações contidas. Trata-se da primeira etapa do processo administrativo relacionado com transgressões de trânsito.

É muito importante ter seus dados atualizados no cadastro do Detran-RJ. Se você for notificado, mas o seu endereço residencial tiver mudado, a notificação será considerada emitida, mesmo que você não tenha conhecimento. A atualização de informações cadastrais é de responsabilidade do motorista e proprietário do veículo.

Veja a cor, a marca e o modelo discriminados, assim como outras características do seu veículo, para verificar se realmente trata-se de seu carro. Vale ressaltar que o intervalo entre o dia exato da infração e a data do envio da notificação não pode exceder 30 dias. Se, por um acaso, outro motorista estivesse dirigindo e não você, esse é o momento para indicá-lo a responder pela infração.

Como proceder caso eu não concorde com a multa

Sabemos que um dos caminhos para não ter problemas com multas e evitar perder pontos na CNH é praticar a direção defensiva. É fundamental estar atento não somente aos limites de velocidade, como também às placas e à sinalização de trânsito.

No entanto, se você recebeu uma multa e acredita que tenha sido aplicada de forma equivocada, você tem o direito de entrar com uma solicitação de recurso junto ao órgão responsável. Da mesma maneira, se houver algum dado equivocado, você também tem o direito de recorrer e livrar-se da penalidade.

Pagamento de multas

Após receber a notificação da infração, a próxima etapa do processo é receber a notificação de penalidade. Nessa correspondência, deve estar o valor da multa e o código de barras para pagamento.

É importante que você fique atento à data de vencimento, pois o pagamento pode ser realizado com 20% de desconto. Se você perdeu ou teve a notificação extraviada e verificou diretamente no site do Detran que constam multas a serem pagas, deve realizar o pagamento por meio da Guia de Recolhimento de Multas (GRM). Essa guia pode ser obtida diretamente na página do banco Bradesco.

Mesmo que você pague a multa, mas decida recorrer da decisão, caso seja aceita, você terá o valor devolvido. Caso a multa esteja vencida, o pagamento só poderá ser realizado por meio da GRM.

Quem opta por pagar com cheque precisa aguardar até 6 dias úteis para que se registre o pagamento no sistema. No caso dos pagamentos feitos à vista ou no débito automático, o registro é feito entre 24 e 48 horas.

Caso você recorra, poderá acompanhar o processo no site do Detran-RJ também. Basta clicar em “Infrações” e “Acompanhe seu processo”.

Lembre-se, portanto, que para a segurança de todos, é muito importante respeitar a legislação. No entanto, caso cometa alguma infração e tenha que consultar se há multas associadas ao seu veículo, siga estas dicas e regularize qualquer pendência.