CRLV digital, licenciamento, CNH digital, licenciamento anual, consultar debitos de veiculos

O CRLV digital é uma outra novidade que está sendo implementada aos poucos no Brasil. Trata-se do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, mais conhecido como documento do carro, em versão eletrônica. De acordo com a determinação da Resolução Nº 720/2017 do Contran, a tecnologia deve ser adotada em todo o país até 31 de dezembro de 2018.

Por enquanto, apenas os estados de Rondônia, Ceará, Goiás e o Distrito Federal aderiram ao CRLV digital. No entanto, segundo o Detran-RJ, o sistema já está sendo modernizado para garantir o acesso dos usuários ao documento digital dentro do prazo estabelecido.

Entre os benefícios que a novidade oferece, o principal está na comodidade de ter sempre o documento do veículo na palma da mão. Com o aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito, ou um PDF com assinatura digital, é possível compartilhar o CRLV entre vários usuários do mesmo veículo.

Outras vantagens de ter o CRLV digital

Ter acesso ao CRLV no celular facilita a vida não só do motorista, mas também dos agentes de trânsito. Nas blitzes ou outras abordagens, basta realizar a leitura do QR Code presente no documento eletrônico para ter acesso ao cadastro do veículo e saber se sua situação é regular. Isso torna toda a verificação muito mais rápida.

Além disso, você poderá ter documentos de mais de um carro em seu dispositivo. Pelo aplicativo, também será possível compartilhar o eCRLV com até 5 outros aparelhos. Assim, o portador do veículo que utiliza mais de um celular pode ter acesso ao documento em vários aparelhos. Ainda poderá compartilhá-lo com outros condutores que dirigem o mesmo veículo.

Outra vantagem para o usuário é que a versão digital do documento também pode ser salva em um arquivo PDF. Esse documento de validade oficial conta com assinatura autenticada e pode ser utilizado e enviado em situações em que um documento autenticado em cartório seja solicitado.

A versão em PDF do documento também pode ser compartilhada de maneira fácil e rápida com outros condutores do mesmo veículo.

Finalmente, é muito mais difícil esquecer de levar com você o CRLV digital. Isso porque, além de ser armazenado no celular, do qual muito provavelmente você raramente se separa, o documento ainda fica disponível offline. Dessa maneira, poderá ser visualizado independentemente do acesso à internet.

Vale lembrar que, assim como a CNH eletrônica, o CRLV digital é opcional e a versão impressa continuará valendo normalmente.

Como obter o CRLV digital

A obtenção do CRLV digital é simples e gratuita. A aquisição também acontece através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o mesmo responsável por armazenar a eCNH.

O primeiro passo é certificar-se de que não há débitos referentes ao veículo. Em outras palavras, o licenciamento anual deve estar em dia, assim como o pagamento do seguro obrigatório DPVAT. A quitação dos débitos é imprescindível para que o download do CRLV digital seja liberado.

Após o pagamento dos débitos, o documento poderá ser baixado já no próximo dia útil, de acordo com o prazo de processamento do Denatran. Vale lembrar que o licenciamento anual é obrigatório. Circular com veículo não licenciado constitui infração gravíssima, representando uma multa de R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira, além de apreensão do veículo.

Tudo em dia? Então é só se cadastrar no site do Denatran e em seguida fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para iOS na App Store ou para Android na Play Store. Quem tem a CNH digital já está familiarizado com este processo, e pode prosseguir a partir daqui. Com o aplicativo instalado, basta incluir seus dados e fazer o download do documento digital.

Para isso, tenha em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança que vem impresso no Certificado de Registro de Veículo, o CRV (também conhecido como DUT).

Passo a passo para a obtenção do CRLV digital

  1. Verificar e efetuar a quitação de eventuais débitos.
  2. Cadastrar-se no site do Denatran
  3. Fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
  4. Completar as informações do usuário no aplicativo e seguir as instruções para download do CRLV digital, inserindo o número do Renavam e o código de segurança do CRV.

Como consultar débitos de veículos

Para consultar eventuais débitos do veículo, basta acessar o site do Detran-RJ e clicar na aba veículo. No menu lateral esquerdo “Veículo”, vá em Consultas > Nada Consta. A seguir, é só inserir o número do Renavam, digitar os caracteres do código de segurança e clicar em consultar.

Esta busca mostrará qualquer pendência que o veículo possua. Sejam referentes a multas, IPVA, licenciamento ou seguro DPVAT, por exemplo. Além de ser útil na verificação antes de obter o CRLV digital, é muito utilizado também por quem compra ou vende um veículo. Essa consulta atesta que a documentação de um veículo está toda em dia.

Carteira Digital de Trânsito

Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo disponível para smartphones e tablets com sistema Android ou iOS. Pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua carteira nacional de habilitação ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

As versões digitais desses documentos (CNH digital e CRLV digital), disponíveis na Carteira Digital de Trânsito, possuem um QR Code que atesta sua autenticidade. Por essas versões, é possível acessar a informações do motorista ou do veículo. Contam ainda com assinatura digital que garante aos documentos validade jurídica. Além disso, seus dados estão criptografados para evitar fraudes e falsificações.

Os documentos ficam disponíveis na Carteira Digital de Trânsito mesmo sem acesso à internet, protegidos por uma senha de 4 dígitos. A senha e a criptografia protegem os dados do usuário mesmo em caso de perda ou roubo do equipamento.

Segurança em caso de roubo ou furto

Se o usuário preferir, também é possível desconectá-lo através do portal do Denatran, removendo assim os documentos do aparelho. Em caso de roubo ou furto de seu celular ou tablet, desabilitar seus dados é o mais sensato a fazer. Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o portal de serviços do Denatran e efetue o login
  2. No menu Carteira Digital clique em “Instalações”
  3. Verifique que na instalação mais recente o status aparece como “Conectado”
  4. Clique no botão “Desconectar”

Com essa medida, você se sentirá mais seguro de que esses documentos não estarão mais disponíveis nos aparelhos roubados. Você poderá, posteriormente, voltar a ativar a versão digital do documento.