Cursos Obrigatórios de Direção e Escolas Habilitadas

As autoescolas são essenciais para o processo de solicitação da carteira nacional de habilitação (CNH). Para obter o documento, é necessário passar por uma série de etapas, assim como cursos obrigatórios.

Esses cursos são divididos em duas partes. A primeira delas é voltada para as aulas teóricas e a segunda para aulas práticas de direção. Neles se aprende sobre legislação de trânsito e técnicas para começar a dirigir.

Confira no texto a seguir mais detalhes que separamos para você. Explicaremos mais sobre esses cursos e como encontrar uma autoescola.

Autoescolas ou CFCs

Para realizar os cursos obrigatórios de direção, é preciso procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC). Esses centros também são comumente conhecidos como autoescolas e devem ser reconhecidas e credenciadas pelo Detran-RJ.

Você pode certificar-se de que o CFC que você escolheu é credenciado entrando no site oficial do Detran do Rio de Janeiro. No menu principal, busque a opção “Habilitação”. Após clicar, um menu lateral esquerdo se abrirá com mais opções. Basta selecionar “Autoescolas – CFCs” e em seguida “Consulta”. A opção “Relação das autoescolas – CFCs” aparecerá.

Dessa maneira, você poderá fazer uma busca por município, bairro ou por nome das autoescolas pré-selecionadas por você. Aí estarão dados como endereço, telefone e situação (ativa ou cancelada).

Você verá também quais autoescolas oferecem práticas de moto ou possuem aulas para deficientes em veículos adaptados, por exemplo. Além disso, aquelas que contam com simuladores e oferecem curso de reciclagem também poderão ser identificadas.

Ao definir sua escolha, informe-se sobre os valores dos planos oferecidos e conheça o local. Geralmente, as autoescolas dispõem de pacotes com as aulas teóricas e práticas. É uma boa ideia fazer os dois cursos em um mesmo centro, pela praticidade.

O próprio CFC marcará para você a prova teórica, ao final da carga horária obrigatória cumprida. O mesmo acontecerá com a prova de direção. As autoescolas contratadas costumam cuidar desses procedimentos para o aluno.

Dicas para escolher sua autoescola

Mesmo que você esteja com pressa e ansioso para tirar a CNH, a escolha da autoescola deve ser feita com cuidado. Separamos aqui umas dicas para ajudar você nessa decisão:

1. Pense na praticidade

Pesquise as autoescolas de qualidade que estejam perto de sua casa ou seu local de trabalho. Lembre-se de que você vai precisar dedicar algumas horas durante semanas. Por isso, veja bem os horários e dias oferecidos. É comum a oferta de aulas durante os sábados. Isso que pode ser muito útil para quem tem uma rotina atribulada durante a semana.

2. Qualidade deve pesar mais do que preço

É claro que o valor a ser pago vai ser muito importante. Tirar a CNH é, na verdade, um certo investimento financeiro. São taxas e mensalidades a serem pagas ao longo das etapas de todo processo. E é justamente por esse motivo que você deve avaliar bem a relação custo x benefício das autoescolas.

Verifique as instalações, pergunte sobre os veículos disponíveis, saiba qual é a taxa de aprovação de alunos. Enfim, faça valer cada centavo do seu dinheiro e tire o maior proveito dos serviços oferecidos.

3. Informe-se sobre as taxas cobradas pelo Detran-RJ

Não é porque a autoescola fará os trâmites de marcação de provas e, por exemplo, emissão da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) para as aulas práticas que você deve desconhecer os valores oficiais. Informe-se antes sobre os preços tabelados do Detran-RJ, assim você poderá questionar, caso encontre divergências.

4. Pesquise por avaliações

Depois de descobrir se o CFC é credenciado pelo Detran-RJ, conforme indicamos acima, é importante verificar o que os outros alunos que passaram por lá pensam. Hoje em dia é comum utilizarmos avaliações de terceiros para escolher hotéis, restaurantes, filmes etc. Para escolher entre as diversas autoescolas existentes você pode fazer o mesmo.

Verifique nas redes sociais, no Reclame Aqui ou em qualquer outro canal que você possa encontrar. Grande parte das reclamações normalmente envolvem mau atendimento, poucos horários disponíveis, cobranças indevidas ou excessivas. Portanto, essa é uma boa maneira de descartar de sua lista aquela autoescola com muitas reclamações.

5. Conheça as estatísticas de aprovação do CFC

Por mais que a aprovação dependa da dedicação e do preparo individual, a qualidade das aulas também pesa em um bom resultado. Portanto, saber que os instrutores do local são profissionais sérios e experientes, por exemplo, pode influenciar na sua escolha. Para isso, você poderá buscar o histórico de rendimento das autoescolas na própria página do Detran-RJ.

No mesmo caminho descrito anteriormente (“Autoescolas – CFCs” > “Consultas”), você encontrará a opção “Performance das Autoescolas“. Ao clicar, você terá a página de Estatísticas CFC. Pesquisando por município e bairro, poderá encontrar as porcentagens de aprovação e reprovação de cada centro.

Autoescolas

Com esta leitura você estará mais preparado para fazer sua escolha por uma das diversas autoescolas disponíveis. O processo para tirar a CNH pode ser custoso e um pouco burocrático. Portanto, se você puder ter a tranquilidade de fazer uma boa escolha o processo poderá transcorrer melhor.