agendamento para obter sua CNH

O agendamento é o passo inicial para diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Seja para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) pela primeira vez, fazer a renovação ou até mesmo solicitar a mudança de categoria, essa é a primeira etapa a seguir.

Tão importante quanto o agendamento, é o pagamento da taxa de serviço correspondente. O Documento Único do Detran de Arrecadação, popularmente chamado de Duda, é o meio formal de cobrança de serviços do órgão.

Para saber mais sobre os atendimentos que podem ser agendados previamente, por exemplo, no site do Detran do Rio de Janeiro, prossiga com esta leitura. Separamos para você os detalhes mais importantes para facilitar a sua consulta.

Por que fazer o agendamento de serviços

Como uma maneira de agilizar os procedimentos e modernizar os serviços, em 1997 o Detran-RJ passou por um processo de informatização. De lá para cá, aos poucos e com muitos investimentos, os atendimentos desse órgão foram sendo melhorados.

A necessidade de fazer o agendamento para alguns serviços está relacionada com essa agilização. A partir do agendamento, você poderá escolher a data e a hora que lhe convém para o atendimento presencial em um posto do órgão. Você poderá definir o posto pela proximidade à sua residência ou ao seu trabalho.

Isso permite que o cidadão que busca o atendimento tenha uma noção prévia de quanto tempo precisará para resolver seus trâmites. Por outro lado, o sistema já reconhece o motorista, e os funcionários podem finalizar a solicitação com muito mais rapidez.

Com o atendimento previamente agendado, você já chegará com os documentos solicitados. Dessa maneira, por exemplo, o processo de emissão da sua carteira de habilitação será facilitado. Confira na sequência como fazer o agendamento de serviços no Detran-RJ.

Como fazer o agendamento

Existem duas maneiras de realizar o agendamento:

  • Por telefone
  • No site do Detran do Rio de Janeiro

Agendar por telefone pode parecer mais simples. No entanto, pode demorar mais tempo porque você precisa aguardar o retorno de atendentes do Detran.

Para agendar por telefone, você deve ligar para uma Central de Atendimento para escolher a data e o horário ideais para o seu comparecimento. Para isso, pode usar dois números de telefone, voltados para regiões específicas do Rio de Janeiro.

O número 0800-020-4041 é exclusivo para pessoas que vivem no interior do estado do Rio de Janeiro, e a ligação é gratuita. Moradores da região metropolitana contam com os números 3460-4040, 4360-4041 e também o 3460-4042. Para todos os números, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 20:00 e aos sábados das 8:00 às 18:00, exceto feriados.

Fazer o agendamento pela internet

Para, por exemplo, fazer obter sua CNH pela internet, é preciso entrar no site oficial do Detran do estado do Rio de Janeiro. Após entrar na página, localize o menu inferior abaixo da marca do Detran. Clique na aba “Habilitação”. Em seguida, vá ao menu lateral esquerdo e clique na opção “Agendamento”.

Assim que clicar nessa opção, será aberta a página com formulários para você preencher. Na primeira tela de formulário, são solicitadas informações como nome, número da carteira de identidade, telefones e outros.

Neste mesmo formulário, você terá que informar o tipo de categoria de veículo que deseja conduzir. Também terá que inserir o número do Duda pago. Para a primeira habilitação, a taxa de serviço correspondente é de R$ 278,60.

Preencha tudo corretamente e prossiga para a segunda tela, na qual você irá escolher a região na qual deseja realizar o seu atendimento. No próximo passo, será preciso definir o posto de atendimento que pretende ir no dia agendado, além da data e do horário.

Assim que completar esses passos, terá agendado o atendimento para obter sua CNH. Agora é só comparecer ao local escolhido na data agendada para prosseguir com a solicitação da CNH.

Serviços que podem ser previamente agendados

O exemplo anterior se referia à solicitação da primeira habilitação. No entanto, o Detran-RJ oferece outros serviços que podem ser agendados previamente pela internet ou pela Central de Atendimento telefônico.

O site do Detran do Rio de Janeiro oferece atendimentos relacionados com CNH, veículos e identificação civil. Entre os serviços de CNH, estão: alteração de dados, renovação, adição de nova categoria e permissão internacional para dirigir. É possível inclusive consultar ou cancelar um agendamento pela página oficial.

O licenciamento de veículos, a transferência de propriedade, ou a troca de município são exemplos de atendimentos que você pode fazer em relação ao seu automóvel ou motocicleta. Quanto à identificação civil, é possível obter a 1ª ou a 2ª via da identidade a partir de um agendamento prévio.

A emissão do documento de registro geral pelo Detran-RJ, assim como todos os serviços oferecidos, é uma grande facilidade para o cidadão. Isso especialmente ao ser possível agendar com antecedência e agilizar os trâmites. É importante estar atento aos preencher os dados e, caso não possa comparecer, cancelar o atendimento.